lundi 30 mai 2011




Você sabia?
Que durante os 2 primeiros anos de vida,
um bebê utiliza mais de 5 .000 fraldas descartáveis?
Você sabia, que fraldas descartáveis são feitas de papel (árvores) alvejado e plástico e contém ingredientes como: metais, surfactantes, desinfetantes, fragrâncias, bactericidas, fungicidas,gel absorvente, colas e organocloretos entre outras coisas?
Benefícios do uso da fralda de pano
Não causam irritação nem alergias na pele do bebê;
Permite o controle do ritmo de evacuação do bebê, mantendo-o sempre limpo e sequinho;
Evita o aparecimento de assaduras;
São mais econômicas (economia de R$ 2300,00 ao longo de dois anos).
Grande acúmulo de lixo em aterros (as fraldas são o terceiro item mais comum no lixo);
Não são biodegradáveis, podem levar de 450 a 600 anos para se decomporem;
Utilização de milhões de árvores para extração de celulose (uma das matérias primas das fraldas);
Uso de petróleo;
Contaminação de rios e do lençol freático.
 Impacto ambiental causado pelas fraldas descartáveis







Como Lavar?
Mecônio- Nos primeiros dias de vida do bebê é liberado o mecônio, um cocô bem preto. Para preservar as fraldinas, sugerimos usar em contato com o bumbum do bebê uma camada avulsa de soft pois este se limpa com mais facilidade, e custa mais barato caso a mancha persista.
Cocô- Chacoalhe as fezes sólidas no vaso sanitário. As fezes do recém-nascido são muito líquidas para chacoalhar. Neste caso, recomendamos a utilização de uma ducha de água na fralda para eliminar as fezes e jogar no vaso. Se você for juntar as fraldas para lavar depois estas de cocô, sugerimos deixar de molho, depois esfregar com escova, passar sabão de côco em pedra e expor ao sol para quarar. Depois as fraldas podem ser lavadas à mão, ou na maquina junto com as demais de xixi.
Xixi- Colete fraldas molhadas em um balde de plástico alinhadas secas. Não aconselhamos armazenar suas fraldas de molho antes da lavagem, iIsto irá fixar o cheiro dentro da fibra do tecido. Para uma ótima limpeza , como regra geral lave no máximo 24 fraldas por máquina e lave todos os dias. Utilize sabão de coco, biodegrável ou um detergente suave, sem fosfatos, e o mínimo de aditivos . Adicione apenas 1 / 2 da quantidade recomendada de sabão para não deixar resíduos. Evite os sabões ou detergentes populares para roupas de bebê. Alguns detergentes podem deixar um resíduo em suas fraldas afetando a absorção e podendo provocar cheiro nas fraldas e / ou assaduras *. Utilize 3 colheres de vinagre na água do enxágüe, com nível de água alto. O vinagre é anti-séptico, porém não misture o sabão e o vinagre ao mesmo tempo, permitindo o efeito efetivo de cada um. Ou utilize suco puro de limão, naturalmente ajudará na desinfecção e neutralização, e é seguro para todos os tipos de fraldas de pano. Pendurar para secar ou secar em secadora.
Manchas- Você pode utilizar água quente nas fraldas ou adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio na lavagem ou quarar no sol. Para quarar você passa sabão de coco em pedra na roupa e coloca no sol ensaboada mesmo, deixa um bom tempo, depois enxágua e lava como de costume. Também dá para deixar as fraldas de molho com sabão de coco no 
sol.
* Sabões recomendados: UFE e BioWash. Não são testados em animais e são de origem vegetal.




Detalhes
Lave a fralda antes de usar. A fralda atingirá sua máxima absorção após 4 à 5 lavagens.
Não precisa usar creme para assaduras. Basta limpar bem as genitais do bebê com Toalhinhas Reutilizáveis umedecidas com água e/ou óleo de amendoas e colocar a fralda de pano lavada e seca. Os cremes de assadura podem manchar as fraldas.
Usando o tecido de soft entre o bebê e a fralda, se mantém o xixi afastado do corpo do bebê, mantendo a sensação de estar seco e segura a parte sólida do cocô, facilitando a lavagem.
Modelos
Tamanho RN – até 3 kg
Tamanho P – de 4 à 6 kg
Tamanho M – de 8 à 10 kg
Tamanho G – de 10 à 14 kg
Ajuste Vertical: Permite ajuste de botão para uso prolongado adequando-se ao crescimento do bebê. A subida ajustável desta fralda significa dobrar um tamanho para durar o dobro do tempo. Vantagens: Um tamanho cabe desde o nascimento até penico, porém fica um pouco volumosa em recém nascidos.Cada fralda acompanha 1 recheio absorvente interno.
http://meumundosustentavel.com





1 commentaire:

helena frontini a dit…

A pensar nas fraldas?! É uma preocupação ecológica muito importante!