mardi 6 octobre 2009

Saudades da minha Terra !

Alegrete tem 87 mil habitantes, está a 96 m de altitude e 497 Km de Porto Alegre.

As origens de Alegrete datam de 1626 e são originárias das Missões Jesuítas espanholas. O padre Roque Gonzalez foi o primeiro a desbravar suas terras, entrando na região pelo rio Ibicuí com o firme propósito de aumentar as reduções no sul do país.

Porém, foi em 1801, que Borges do Canto e Santos Pedroso, ambos rio-grandeses, conquistaram o território para a Coroa Portuguesa. Alegrete, Uruguaiana, Itaqui e Quaraí pertenciam a Missão de Yapeju. Sua sede era a margem direita do Rio Uruguai.

Com a consquista desta região para o domínio português, muitos militares paulistas requereram direito à terra e, em 1812, foi semeada a primeira povoação, com o intuito de guardas e defender a fronteira brasileira dos constantes ataques uruguaios. Mas mesmo com coragem e lutas dos brasileiros, índios e portugueses, seguidores do general uruguaio José Artigas, invadiram e queimaram o lugarejo, onde é conhecido como Capela Queimada.

Com o crescente progresso da freguesia, através de Decreto de outubro de 1831, foi elevada a categoria de Vila, demarcando seus limites e ganhando autonomia política.

Com a eclosão da Revolução Farroupilha, em 1835, Alegrete torna-se no período de 1842-1845, a terceira capital da república sul-rio-grandense, e em 1857 é elevada a cidade.

"Não me perguntes onde fica o Alegrte

segue o rumo do teu proprio coração ...(Antonio Fagundes )

Aucun commentaire: